[FUGSPBR] filtro de e-mail sem perl

xmailx xmailx em terra.com.br
Dom Jul 13 20:12:23 BRT 2003

Eduardo,

O freebsd 4.8 vem com perl nativo 5.005

Posso estar enganado, mas pelo que estive lendo este suporte nativo foi
removido na versao 5

Ainda nao testei a versao 5 porque para mim nao e' o momento adequado.
Preciso aprender muito ainda sobre a versao 4.

Mas, talvez este suporte nativo seja um problema (pelo menos para mim),
pelos seguintes motivos:

a) as vezes tento instalar um programa que use perl e precise dos modulos
perl x,y,z; se eu usar a rotina tradicional do programa (nao via ports)
ocorrem erros dos mais diversos quando baixo os modulos via CPAN

b) se eu instalo os modulos via ports, geralmente estao desatualizados e
criam problemas com o programa, ou mesmo o programa nao identifica que estes
modulos estao instalados.

Entao, percebo que preciso me aprofundar muito em perl alem do que eu
gostaria. Ora, quero apenas instalar um programa. Nao vejo porque preciso
ter um dominio sobre a linguagem que este programa usa, perl, C,etc. Mas,
pelo visto nao vou escapar disto.

Esta questao do perl no freebsd 4.x para mim nao esta muito clara, por este
motivo eu estou procurando algo que nao use perl.

Se algum colega da lista puder indicar un link com informacoes que possa
esclarecer estas minhas duvidas fico grato.

Outra coisa: assim como o freebsd 5, o openbsd para mim tambem eh uma
tentacao, mas preciso ir devagar. Quando me sentir seguro no freebsd 4, vou
para o 5 e depois o open. Para quem trabalhou com novell e microsoft ha
tantos anos, o bsd eh um universo totalmente diferente, mas pelo menos ate
aqui muito melhor.

De qualquer forma grato pela resposta. Vamos a luta.

xmailx