[FUGSPBR] Re: Raid IDE

Luiz Rodrigues Maia Neto maianeto em inf.ufsc.br
Qua Jul 16 17:58:26 BRT 2003

Leonardo,

Nao conheco o modelo desta motherboard Asus, mas existem varias deste
fabricante, e de outros, com capacidade RAID on-board utilizando
controladoras Promise ou HighPoint. Verifique qual a controladora
utilizada na placa em questao.

Nao me recordo qual era o modelo da ultima Asus com RAID que
utilizei, mas foi a cerca de dois meses atras em um cliente. Existem
modelos Asus com esta capacidade. De qualquer maneira, esta semana
instalei uma Soyo Dragon Platinum (controladora RAID HighPoint HPT
372) para meu irmao, Windows 2000+ProTools (sic), e montamos um RAID
0+1 em hardware sem problemas. Antes disto, todavia, instalamos o
FreeBSD 5.1 para verificar (curiosidade na verdade) o desempenho do
novo equipamento.

A unica diferenca aparente eh a nomenclatura adotada pelo device IDE
sera "ar0". Todo o restante eh transparente. Entretanto, devido aos
compromissos do studio nao me foi possivel manter esta instalacao por
mais do que poucas horas. Em instalacoes anteriores nao verifiquei
nenhum problema com as Promise, HighPoint e Adaptec IDE RAID. Nunca
utilizei as 3Ware, mas sao bastante conceituadas.

[]'s

Luiz Maia

Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
Linux: "Where do you want to go today?"
FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"