[FUGSPBR] [OFFTOPIC] PF

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Qui Jul 17 17:26:12 BRT 2003

Mário Augusto Cardia <mario em cardia.com.br> writes:

> Eu utilizo ipfw e nao conheco muito o ipf, mas pelo que percebi
> das regras abaixo, vc está fazendo um balanceamento de saida com dois
> links, é  isso? Por que se for, responde a pergunta de muita gente que
> mandou mensagens para esta lista recentemente sobre este assunto.

 Isso nao eh IPF e sim "PF". Apesar de vc estar usando o ipfw, os
 problemas sao basicamente os mesmos.

> Se for isso (balanceamento de saida), existe alta disponibilidade,
> isto é, o que acontece se um dos links cair?

 Muito provavelmente nada vai acontecer. (;

 Posso estar errado, mas nao existe nada nesse nivel ainda. O OpenBSD
 suporta "tabelas" e "pools" para balanceamento de carga, mas estaria
 faltando um daemon para controlar certas funcionalidades.

 Mais adiante vc poderia definir politicas de quais servicos seriam
 beneficiados pela alta disponibilidade ou ate mesmo aplicar regras mais
 rigidas no QoS.

--
gustavo