[FUGSPBR] Sendmail+Amavis+Anti-Spam

Renato Botelho renato em galle.com.br
Sex Jul 18 10:50:00 BRT 2003

Bom, considerando entao que voce tenha o sendmail instalado, vou te passar
como configurei o amavisd-new e o spamassassin aqui na empresa...

Instale o seu antivirus (Aih a escolha fica a seu criterio)

Instale o amavisd-new, eu o fiz pelo ports, o que jah instalou o
spamassassin como dependencia dele.

edite o arquivo /usr/local/etc/amavisd.conf e leia o arquivo todo,
configure-o de acordo com as suas necessidades, dentro dele voce jah vai
poder configurar o spamassassin para trabalhar junto com o amavisd-new, nao
eh o meu caso porque o spamassassin esta instalado apenas para algumas
maquinas.

depois de configurado o amavisd.conf, de o seguinte comando

touch /var/amavis/use.milter

criando esse arquivo vc estara falando para o amavis que voce vai usar um
milter do sendmail, isso o fara startar o amavis-milter alem do amavisd

rode o "/usr/local/etc/rc.d/amavisd.sh start"

PS: Tanto o amavisd.conf quanto o amavisd.sh podem vir com .sample no final
do nome, basta renomea-los.

se o amavisd.sh startar o amavisd-new e o amavis-milter corretamente, eh
hora de partir para o sendmail

Coloque as seguintes linhas no seu .mc

define(`MILTER', 1)
INPUT_MAIL_FILTER(`milter-amavis', `S=local:/var/amavis/amavis-milter.sock,
F=T, T=S:10m;R:10m;E:10m')

atualiza o .cf e restarte o sendmail, deve estar tudo funcionando, de um
tail nos logs e mande mails para verificar se esta tudo certo

Quanto ao spamassassin, se voce for usar apenas para uma ou duas pessoas
como eu voce pode fazer o seguinte.

Starte o spamd usando o /usr/local/etc/rc.d/spamd.sh

Instale o procmail

crie um .forward na home da pessoa e desvie todos os mails para o procmail

crie um .procmailrc e coloque o seguinte conteudo:

LOGFILE=/dev/null

:0fw
| /usr/local/bin/spamc

com isso os mails vao ser direcionados para o spamc, que eh o client do
spamd

Acho que isso eh tudo, qualquer coisa eh soh falar

[]s

Renato