[FUGSPBR] Messenger NAT

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Seg Jul 21 21:06:47 BRT 2003

Marcos Guimaraes wrote:
>   Ola pessoal, tenho uma duvida que nao encontrei no historico:
> Estou usando o PicoBSD fazendo NAT.  Nao consigo fazer o Messenger funcionar
> com o microfone. Fiz aqueles testes do microfone para certificar de erro de
> hardware, e ok. Via teclado vai tudo bem, na hora que aciona-se o chamado
> via microfone, o sistema nao abre a conexao com voz. Da aquela menssagem de
> que o sistema foi desconectado.

	Marcos,

	É bem provavel que o sistema queira utilizar determinadas portas para
recebimento da conexão. Se você está antes de um NAT, não conseguirá
receber essas conexões. Você precisaria configurar seu gateway para
redirecionar tais portas para seu endereço interno, usando PAT para isso.

	Antes de tudo, você precisa saber como o sistema de voz do messenger
funciona. Se ele apenas conecta, se conecta e recebe conexões, e em
quais portas/protocolos isso é feito. Depois, configurar o seu gateway.

	Há uma possibilidade, remota, porém existe: A de seu programa informar
ao "peer" o IP inválido da sua rede. Se ele depender dessa informação
para estabelecer a conexão, o lado remoto (peer) vai tentar conectar num
IP inválido.

	[]s
	Ricardo.