[FUGSPBR] 2 Placas de redes com o mesmo endereço???

Vitor de Matos Carvalho listas em softinfo.com.br
Sex Jul 25 12:19:11 BRT 2003


Bom dia,

Temos aqui na rede uma máquina (Linux) que faz o redirecionamento de portas públicas para os servidores que são Windows.

Instalei o FreeBSD junto com o squid para poder fazer o proxy transparente, até ai tudo ok. Nessa máquina existem 3 interfaces de rede.
2 Pirvadas e 1 Pública.
O servidor FreeBSD irá fazer o proxy transparente de todas as redes e o nat apenas da rede B, enquanto que a rede A só tem acesso via proxy transparente. Até ai ta funcionando sem problemas.

O problema vem agora, quando agente conecta o cabo de rede nas duas interfaces privadas, rede A e B, começa a aparecer a seguinte mensagem 
/kernel: arp: 200.X.X.X is on sis0 but got reply from "ENDEREÇO MAC DA PLACA DE REDE" on rl1
essa da interface rl1 é a que a aparece constantemente, as vezes aparece a da rl0, só que com menos incidência
/kernel: arp: 200.X.X.X is on sis0 but got reply from "ENDEREÇO MAC DA PLACA DE REDE" on rl0
sis0 é a minha interface de rede pública.

Já procurei no histórico sobre esse problema, e o que eu econtrei foi que isso poderia ser porque as placas das redes A e B poderiam está ligadas no mesmo barramento. Só que essa possibilidade eu descarto, pelo seguintes fatos:

1º Elas estão ligadas no mesmo switchs, só que as portas do switch estão divididas da seguinte forma: das portas de 1 a X é rede A, de X a Y é rede B, e de Y a Z é a rede pública (onde fica o firewall, o proxy transparente e o router, é uma vlan). Ou seja elas não estão no mesmo barramento.
2º Os cabos de redes não estão trocados, ja fiz o teste invertendo eles, fazendo isso eles não enxergam as redes A e B, ou seja, os cabos estão conectados corretamento nas suas devidas placas de rede.
3º Esse endereço MAC ao qual ele se refere não é o da placa de rede do servidor FreeBSD, e sim do Firewall Linux, só que no servidor Linux não tem nenhum alias de rede ou interface de rede com esse mesmo IP para que possa dar conflito.

Alguém sabe dizer o que pode ser?




 Regards,

---------------------------------------------------
Vitor de Matos Carvalho - #5602098
Salvador - Bahia - Brazil
FreeBSD: The silent Workhorse

_______________________________________________________________
Sair da Lista: http://www2.fugspbr.org/mailman/listinfo/fugspbr
Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/



Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd