Re: [FUGSPBR] Evitar Cópia

Luiz Henrique xkazu em nightwish.com.br
Sex Jul 25 22:37:53 BRT 2003

Luiz Gustavo você apenas fez críticas destrutivas a todas as opções, qual
seria a sua solução?

> 1- Trancar o Gabinete com um cadeado

 Placas maes de qualidade geralmente tem dispositivos para "violacao"
 fisica, mas sinceramente nao sei em que nivel estao.

> 2- Tirar todos os Cd´s de instalação do sistema da vista do pessoal.

 Pura inocencia, senha na bios seria um "passo". Ainda sim eh possivel
 fazer muita coisa.

> 3- Tirar a unidade de CD se possível, ou desconectá-la e só usá-la em caso
> de necessidade.

 Eu semprei tirei unidade de cd dos servidores por simplicidade, menos
 uma coisa para dar mal-contato ou erros.

 Fora que eh fato que alguns servidores vem sem CD, por ser comum ter
 disponivel uma unidade externa SCSI.

> 4- Sei lá, um aparelho de identificação biométrica ia bem e tá barato e
tem
> SDK´s disponíveis deles p/ Unix

 Identificacao biometrica ja se mostra muito falha, ainda tem muito no
 que evoluir.

 Seria patetico ele descobrir que o estagiario enganou o sistema usando
 um dedo feito de gelatina.

> 5- Comprar uma tranca com senha para a porta do CPD

 Vc esbarra na politica da empresa, aposto que o "Diretor" vai reclamar
 muito pq ele sempre esquece a senha dele.

 A ultima solucao "perfeita" de PIN que eu vi foi tapeada com uma moeda.

> 6- Fazer na unha algum scriptzinho ou programa que dê um KILL nos
programas
> de Ghost quando eles forem acionados

 UGH

> Acho q é isso, vc pode tentar implementar pelo menos uma dessas opções ou
> todas, aí vai ficar uma coisa bacana. Mas eu tenho problemas semelhantes e
> nada foi feito à respeito até agora, porque não depende de mim, mas fiz o
> melhor q pude para conter isto e até agora está dando certo.

 Se ele confiar numa dessas opcoes, ele esta com o emprego em risco...