[FUGSPBR] Servidor de Processamento Matemático - Opniões

Luiz Ribeiro junk em infolink.com.br
Sex Jul 25 23:23:32 BRT 2003

Deixando de lado a história dos Jirayas do CPD do Luiz Gustavo... Vou entrar em outro assunto...

Pessoal, como eu disse em uma mensagem, eu estarei em breve encarregado de fazer um Servidor de Processamento Matemático, para usar softwares tipo Lapack, Mathematica, além de ser usado também para compilar programas.

Como eu não sou muito experiente em FreeBSD, gostaria de algumas opniões, ao ouvir as opniões, vou considerá-las e correr atrás para saber como proceder em cada etapa, mas claro, qualquer problema que eu tiver, voltarei a encher o saco de vocês....

O lance é o seguinte... O servidor terá as seguintes especificações:

Xeon Dual 3.0
2 Gb de Ram
HD SCSI de 36 GB
e além disso, placa de som, vídeo e rede (que no caso vai ser GIGABIT) suportadas pelo FreeBSD

1- Gostaria de uma opnião sobre estas especificações... Está bom, está ruim, bota mais memória, opteron ao invés do Xeon, qual versão do FreeBSD rodar...

2- No caso ele só vai ser usado para hosts remotos estabelecerem sessões nele para fazerem os cálculos e etc... No caso pretendo usar apenas SSH e e-mail com IMAP e SSL/SCP... Alguém tem outra idéia?

3- Pretendo bloquear todas as demais portas e fazer uma política agressiva, o que vcs aconselham? IPFW e Port Sentry mesmo?

4- Os usuários, que serão poucos, precisarão também instalar programas, neste caso, como eu posso proceder sem interferir ´MUITO na segurança?

Por hoje é só...

Luiz Ribeiro