RES: RES: [FUGSPBR] [OFF????] SCO obtém direitos sobre o Unix

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Qua Jul 30 16:33:45 BRT 2003

"Renato Frederick" <frederick em frederick.com.br> writes:

> Estou dizendo que eu acho o ipfw superior ao iptables
> Ipf, pf e outros sabores de filtros de pacotes.

 Isso eh discutivel, eu ja ouvi da boca do Bill Fumerola que o ipfw era
 um lixo. (;

 Mais fiquei feliz de ver o progresso do ipfw2, diferentes conceitos
 precisam ser exercitados.

> Não estou falando da margem que dão cliente, estou dizendo que o
> marketing em torno do linux deixa outros sistemas operacionais
> obscuros, ainda mais com essa onda d que linux roda no 386 do vovô.
> Já vi cada coisa bizarra.

 Isso sempre vai acontecer, marketing sem suporte tecnico algum.

> Estou dizendo que em certos casos o BSD é uma escolha melhor.
> Não estou discutindo custos, apesar que também discordo desses preços:

 Em alguns casos o custo do software eh meio irrelevante pra empresa,
 onde a grande file esta nos servicos...

> Você compra um software paga por suporte e ter que sentar e esperar o
> menino lá do kernel arrumar o patch.
> Experiência propia:

> Um dia acordei de mal com a vida, liguei para o suporte de uma
> distribuição bem popular, e perguntei como eles procederiam nessa
> situação:

> A resposta foi que alguns patchs eles aplicam, outros eles pegam de
> outros...

> Enfim, você compra um LINUX (RH, conectiva ou seja la qual for) paga
> suporte e ainda fica a mercê da correção de alguém.

 Alguns chamam isso de "cheap labor". Veja vc que esse tipo de
 cooperacao eh saudavel sim.

 O problema aparece se eles nao tem capacidade de acao em um bug serio.

> O sistema de ports do BSD.
> Quero instalar um apache.
> Não preciso ficar me preocupando ***muito***, já que o mantedor do port
> 'apache2' até o momento do meu cvsup manteve este port, na medida do
> possível atualizado, com patchs de segurança aplicados.
> Claro que nada é infalível, mas entre dar um cvsup ports-supfile
> regularmente e atualizar ou instalar meus ports, é melhor do que os rpm
> quebrados ou compilar do fonte.

 Isso nao eh completamente uma verdade, pq existem distribuicoes com
 alguns compromissos de consistencia dos pacotes.

 Alem do que se vc usa algo em producao, algo fundamental e ter suporte.
 Seja ele de uma outra empresa, ou vc mesmo.

 Qdo vc usa algo como AIX/Oracle por exemplo, o seu chefe pode dizer pro
 cliente: "Foi tudo culpa da Oracle!!"

 Se ele usar o mesmo argumento para o Postgresql...

 Eles podem nunca processar uma empresa como a Oracle por perdas e
 danos, mas sempre vao usar esse argumento como justificativa.

> Um era que o autoconf do slack estava em uma versão X lá que
> apresentava problemas na hora de compilar o ntop. A solução foi editar
> linhas no makefile do ntop

 Todo mundo tem problemas com o auto{conf,make} etc etc...

 Agora se vc se propoe a disponibilizar um OS de forma comercial,
 ninguem no projeto da garantia alguma.

> Com o ports é so instalar, make install, o mantedor do port já teve o
> trabalho por nos! :)

 Nem sempre, em varias ocasioes eu so aproveitei os patches e apliquei
 customizacoes proprias.

 Lembre-se que o port e geralmente um "denominador comum" e nem sempre
 eh sinonimo daquilo exatamente que vc deseja.

> Bom, não sei, as vezes se o FreeBSD tiver uma historia obscura de
> fontes roubados de uma empresa a beira da falência que foi comprada
> por outra que tinha uma distribuição LINUX meia boca.. :)

 Tudo isso eh rumor.

> Até o momento eu vejo isso como uma possibilidade de bons sitemas
> operacionais serem expostos a mídia (igual o BSD foi na revista)

 Pelo contrario, existem milhares de patentes registradas prontas para
 serem usadas contra qq candidato.

 Nao pense vc se aparecer concorrentes de peso contra Cisco, Juniper e
 outros. Empresas como a IBM sao famosas por registrarem patentes
 malucas e usa-las contra concorrentes.

> será que virão bater na nossa casa mesmo?
> O sistema de dsensolvimento do FREEBSD, dos BSD em geral é bem mais
> maduro que do Linux

 Isso nao tem nada com ser maduro e sim de se tornar uma ameaca em
 potencial.

 Transforme num potencial problema e as acoes virao, lembre-se que nao
 so afeta sistemas operacionais. Quantas patentes vc acha que o samba
 pode ferir? Ou ate mesmo o VRRP que possui uma patente discutivel...

> Coisa que os usuários lINUX não fizeram até hoje, era o "mundo de
> linux", usuários com olhos vendados malhando a Microsoft (que tem seu
> lugar) e se achando Deuses, obviamente há usuários conscientizados,
> mas muitos insanos.
> Vide as antigas discussões do linux.trix.net :)

 Vc deu o pior exemplo de linux possivel. :) ugh trix ugh

P.S.: Usar apache2 em producao eh algo "engracado" (;

--
gustavo