RES: [FUGSPBR] OT: Radio MP3

Edson Brandi Edson.Brandi em corp.ibest.com.br
Qua Jun 4 11:25:30 BRT 2003

Marcus,

O ibest não tem radio :), a minha experiencia foi adiquirida montando uma
radio pessoal mesmo ;)

A criação de uma radio para fazer stream de mp3, que pode ser "sintonizada"
em diversos programas (Winamp, Xmms, Windows Media Player, Real PLayer, etc)
é bem simples.

Ela possui basicamente 2 compomentes:

- Servidor
	Normalmente shoutcast ou icecast, ele é o responsavel por atender a
conexão dos clientes e distribuir o audio, note que não é um sistema de
broadcast como ocorre com uma rede mbone, vc cria um stream de dados para
cada conexão, logo o consumo de banda pode ser elevado dependendo do
bitirate das musicas que serão trasmitidas. Ja vi maquinas pentium 200 MMX
com  64 Mb de memoria atendendo 500 conexões para atender a stream de 56
Kbps, o uso de processamento no server é minimo.

- Sourcer
	É o compomento do sistema que vai alimentar a radio, entedam como um
"dj", ele envia um stream de dados (musica) para o server e este distribui.
Sem um sourcer sua radio não funciona. Existem diversos tipos de programas
para essa função e ele pode rodar em qualquer maquina que tenha acesso via
rede ao servidor. Existem basicamente 3 tipos de fontes para alimentar uma
radio mp3:

	* Shout - é o programa mais basico ele le um mp3 do disco e envia
para o shoutcast distribuir, o bitrate da sua radio é o bitrate do seu
arquivo, consome pouca CPU, mas sua radio pode ter "soluços" no audio se
tiver problema de IO de disco.
	* Muse  - Mais espertinho, ele pode faz a mesma coisa que o shout
com a vantagem de possibilitar que vc reencode em tempo real seus arquivos
mp3 no momento da transmissão de forma a ajustar o bitrate ao que vc deseja.
tem interface X e modo console (ncurses).
	* DarkIce - esse funciona para quem deseja fazer transmissões live,
ou seja com direito a locutor ou "transmissoes ao vivo". ele le o /dev/dsp e
encoda na hora para mp3 no bitrate que vc especificar. O que vc tocar na sua
maquina vai ser transmitido, vc pode ligar o que quiser no line in da sua
placa :) , ou simplemente distribuir as musicas que vc estiver ouvindo no
xmms.

	Se vc quiser algo mais avançado como deck duplo, crossfading entre
as musicas, equalização de audio nas musicas,estatisticas online sobre o uso
da radio, etc etc etc terá que usar um programa para windows (apesar de
todos que eu conheço serem pagos), minha sugestão SAM2 e DRS2006, são otimos
programas e eu tive otimas experiencias com o SAM2.

Recomendo que vc rode o sourcer em outra maquina, e espero que vcs não me
queimem na fogueira, eu recomendo usar o sourcer numa maquina windows usando
um dos programas acima, quando vcs testarem vão entender o que eu estou
querendo dizer. Eu tivce pessimas experiencias usando o shout, e boas
experiencias usando o muse e o darkice.

vc pode fazer aplicativos em php pára interfacear com o programa de source e
possibilitar que as pessoas criem radios "personalizadas" no estilo da usina
do som :)

Se tiver alguma duvida mais especifica coloca ai que eu vejo se posso ajudar
:)

Edson