[FUGSPBR] Freebsd - Primeiros Passos

FREEBSD freebsd em intervir.com.br
Qui Jun 5 17:13:41 BRT 2003

O alias é assim mesmo, olha como ta no meu rc.conf  e funciona, cuida se os netmasks estao certos

ifconfig_fxp0="inet 200.193.29.221  netmask 255.255.255.248"
ifconfig_fxp0_alias0="inet 200.193.29.218  netmask 255.255.255.255"
ifconfig_fxp0_alias1="inet 200.193.29.219  netmask 255.255.255.255"

O bind nao deve estar rodando pq vc nao esta passando todo o path para o executavel, olha o meu
named_program:

named_enable="YES"
named_flags="-u bind -g bind -c /etc/namedb/named.conf"
named_program="/usr/sbin/named"

Pode usar tambem no shell na linha de comando  named.start  e  named.stop

No free é diferente do escroto maldito que odeio sistema de inicializacao rc do linux.

no free ta tudo no /usr/local/etc/rc.d

para cada programa tem um .sh neste diretorio, para iniciar e parar, por padrao vc pode usar
start e stop em cada sh destes, assim:

/usr/local/etc/rc.d/programa.sh start
/usr/local/etc/rc.d/programa.sh stop
/usr/local/etc/rc.d/programa.sh restart

Tipo se vc quer que um programa seu inicie no boot, é so por o seuprograma.sh
no diretorio /usr/local/etc/rc.d/, onde esse script inicia o seu programa
nao é como a maldicao do linux que vc nunca se acha naqueles niveis de rc

O apache tem o apachectl, que vc chama no prompt apachectl <start | stop | restart>

Depois que vc pegar as manhas do free vai ficar com nojo do linux, pelo menos no que se
refere a configuracao e administracao, e o bom é que vc so precisa aprender uma vez,
nao é como estar num redhat e depois ir pum debian , um conectiva e etc

[]'s