[FUGSPBR] FISL 2003

Seg Jun 9 19:48:14 BRT 2003

Henrique Laufer Barcellos wrote:

>     Foi um sucesso mesmo... a lista terá muitos usuários novos após este
> FORUM.... o pessoal que palestrou Diego, Patrick e Jean... foram muito
> bons... tirar dúvidas de todos e foram extramente atenciosos...
>
> no inicio bateu um frio né Patrick... :-) hehe
>
> imagina como teria sido com a presença de outros palestrantes do mesmo
> nível... acho realmente que temos força para fazer nosso encontro...
>
> att
>
> henrique

É, foi mesmo. Logo no início bateu um friozinho típico hehe. Serviu de
alerta, na palestra de IPFW 2 eu tava bem agasalhado (especialmente pq
foi de manhã né hehe). Obrigado pelo “atenciosos”, se tivesse mais tempo
ainda, acredito que as dúvidas se tornariam debates proveitosos pra quem
estava por lá e tinha interesse nisso.

  Fiquei bastante satisfeito também, e mais do que tudo, fiquei surpreso
e contente com o que vi, a seriedade que as comunidades estão tratando o
Open Source naquela região. A introdução do Software Livre junto à
aspirações políticas e sociais é muito interessante, e o melhor, tudo
muito sério e organizado.

  Mas não é exclusividade do Sul, felizmente. O pessoal do GU Software
Livre da SUCESU-SP e (a ONG) Quilombo também tem um trabalho a se
admirar. Pra comunidade BSD, o sentimento que ficou é que precisamos de
mais representantes ativos nesse meio, e que a “sinonimização” (por
assim dizer) de Linux com Open Source é mais fruto do fato da comunidade
Linux ser os principais responsáveis por todo esse movimento. Deixar
claro que Software Livre não começa e acaba no Linux não é tarefa
difícil. Fiquei satisfeito com a receptividade das palestras (a de
FreeBSD 5 lotou a sala, gente sentada no chão, no corredor, em pé pra
fora da sala, na porta, enfim, tava bombando tanto que se tivesse um DJ
por la teríamos uma Rave...) e depois das mesmas, muito boas e contagiantes.

  O pessoal se mostrou bastante interessado em BSD, especialmente, acho
que posso dizer, os DEBIANists por lá – que, sei lá se é impressão
minha, mas parecia ser a grande maioria. Fora as pessoas espertas e
sensatas que conhecemos por lá, tipo o Eduardo Maçan (Debian), Claudio
Ferreira (Open Office), o Rubens Queiroz (dicas-l), a galera toda da
4Linux e os grandes André Franciosi e o Marlon Dutra (té que enfim
conheci vocês...), e o Till, claro :-)

  Acho que nos próximos eventos de Software Livre vamos ter presença
maior da comunidade BSD, e sem dúvida devemos fazer outros eventos
nossos, e com mais frequência.

  O eduardo (MyFreeBSD) deu alguns toques sobre outros locais no RJ onde
pode acontecer nosso segundo encontro; A equipe de jornalismo da
MyFreeBSD é divertida (óia, cuidado com essa foto do meu RG ai ô), e a
iniciativa da BSDemRevista foi fera também (esgotou rápido por sinal,
ainda bem que garanti a minha).

  Quero assistir agora, o vídeo com o bate-papo do Tosatti, pois as
conversas que tivemos ao longo do fórum como projetos como o Debian
investindo em ports do kernel do NetBSD e do FreeBSD parecem ter
despertado curiosidade, gerado perguntas – e declarações - interessantes
por lá. Pena que eu não presenciei, vou aguardar o vídeo.

  Coisas que eu vi e gostei: a palestra do Jean, que deixou o pessoal
interessado na facilidade de criar aplicações embutidas (não pico, que é
ainda mais simples) com FreeBSD, e por ter colocado um flashcard de 32MB
na roda pra galera ver, além de citar EEPRON e celulares;
profissionalismo da 4Linux; receptividade do BSD; o c0rvus fazendo
performances com o tridente do capetinha; e coisa que eu vi e paguei pau
– espero que atinja os objetivos logo: www.freeICP.org. Acho que não tem
nada que eu não gostei, apesar de concluir que Tekila é de longe a
melhor coisa que vem do México.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli