[FUGSPBR] [off]DNS

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Qua Jun 11 15:10:06 BRT 2003

    Olá,

    Você tem certeza de que isso é possível? Bem, posso estar
redondamente enganado, mas o que o BIND fornece como feature é oferecer
o endereço de acordo com a subnet do usuário, isso *se* o BIND também
estiver nessa subnet.

    Por exemplo:

    Você tem um host com dois IPs: 192.168.0.1 e 192.168.1.1.
    Se o BIND estiver presente nas duas redes, e um cliente da 1.0/24
solicitar o hostname, ele vai retornar 1.1. Se o Cliente for da 0.0/24,
ele vai retornar o endereco 192.168.0.1.

    Mesmo que haja uma forma de fazer o que você pretende, não é muito
comum. Geralmente se maneja a rede de forma que todos possam acessar os
endereços públicos dos servidores, mesmo que esses possuam também
endereços na rede interna.
    Outra possibilidade é criar um dominio "dominio.interno" por
exemplo, que resolveria exclusivamente para o endereço interno. Ainda
uma terceira possibilidade é usar o /etc/hosts :-)

    []s
    Ricardo.