RES: [FUGSPBR] ospf para links redundantes e load balance

Rodrigo Ricardo Passos rodrigopassos em petronline.com.br
Sex Jun 13 00:44:35 BRT 2003

Pedro,

Infelizmente você não vai conseguir resolver esse seu problema utilizando
OSPF, visto que a única solução junto as operadoras, de roteamento são rotas
estáticas ou utilização de BGP.

Um das opções é utilizar o PF que já foi portado para FreeBSD (5.x), e fazer
round-robin pelo mesmo. Outra opção é utilizar o balance que se encontra no
ports, sendo que este você fará o balanceamento por serviço, ou seja, http,
smtp, pop etc ...

Se você utiliza um router cisco, duas rotas estáticas com o mesmo custo
resolve o seu problema, sendo que você terá que pedir a operador para
balancear a entra dos seu links, no caso de utilização de somente um
fornecedor de conectivida.

Espero ter ajudado

Att.

R2