[FUGSPBR] dois Links !

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.dyndns.org
Seg Jun 16 16:29:58 BRT 2003

On Mon, 16 Jun 2003, Jean Duarte wrote:

> Atualmente possuo um link com a internet full, estou pensando em
> colocar mais uma ADSL para ficar de Backup para a rede em caso de
> falhas e quem sabe dividir o trafego.
>
> O Ideal e colocar os dois links na mesma maquina, ou fazer dois
> servers BSD para gerenciar?

Depende muito do seu nível de urgência na redundância, você pode optar
por usar uma máquina para cada circuito, diminuindo o downtime caso
algum problema ocorra com a maquina. Desta maneira a outra maquina
teoricamente assumiria a carga da outra e sua rede ficaria manca, mas
mesmo assim daria seus "pulinhos". Caso sua urgência nao seja TAO
grande, usa uma única máquina para isso (tenha um par de NICs no armário
esperando pelo pior!)

> Qual a melhor forma de dividir trafego, nunca li nada sobre
> load balance, alguem conhece algum material bom?

Depende do tráfego... entrada? saída? Se for entrada pode usar o balance
(tem no ports), ou NAT dinâmico (recomendo). Se for saída, você deve
usar alguma solução de roteamento baseado em prioridade. O PF faz isso
pra você. O único "incômodo" é que é em OpenBSD (pra mim não é incomodo
hehehe).

> Quanto ao DNS, quando o Primario ta fora o trafego vai para o segundo?

Depende do outro lado, se o outro lado seguir todos os padroes RFC de
DNS, ele deve consultar o seu secundário caso o primário falhe.
Lembre-se que isso na maioria das vezes nao passa de teoria, e
dependendo o cliente ele pode "balancear" as consultas em ordem de
50/50, 33/33/33, 25/25/25/25... quanto mais servidor mais aleatoriedade.

> Eu posso ter o DNS Primario e o Secundario na mesma
> maquina com dois IP's Validos diferentes? Neste caso
> eu teria os dois links na mema maquina.

Poder pode. Mas não deve.
Caso ocorra algum problema de hardware? O que fazer? ;-)
Use um servico secundario como o granitecanyon... Ele resolve o seu
problema rapidinho.

Grande abraço,

- --
 Eduardo A. Alvarenga - Analista de Suporte #179653
      Centro Estratégico Integrado - SEGUP-PA
      Belém, Pará - (91) 259-0555 / 8116-0036
    eduardo@{thrx.dyndns.org,cei.ssp.pa.gov.br}
  OpenBSD Consultant: www.openbsd.org/support.html