RES: [FUGSPBR] desiste de migrar do sendmail para o qmail!

Ricardo Campos Passanezi riccp em ige.unicamp.br
Ter Jun 17 14:06:41 BRT 2003

Acho que o mais interessante é o amavisd-new

  - http://www.ijs.si/software/amavisd/

Quer dizer, o amavisd-new apenas o filtro entre o postfix e o antivírus
e o antispam.

Antivírus, você escolhe a seu gosto. Antispam, tem o SpamAssassin, que é
um módulo do perl.

Estamos usando aqui, sem problemas. É bem verdade que apenas marcamos as
mensagens (se for SPAM, adiciona algo no subject, mas a mensagem é
entregue de qualquer forma - cabe ao usuário final o filtro).

O amavisd-new e o spamassassin estão no ports, muito embora eu prefiro
instalar o amavis direto do fonte, pegando a versão mais nova sempre.

Quanto ao anti-vir, tem o uvscan, o clamav e o drweb. Deve ter mais, mas
não me lembro.

Além deles, tem o da Kaspersky:
  - http://www.kaspersky.com/products.html?fos=757329
  - http://www.kaspersky.com/products.html?ftype=20896

Existe também o RAV for postfix:
  - http://www.ravantivirus.com/
  - http://www.ravantivirus.com/pages/showproduct.php?p=39

Até onde lembro, apenas o clamav é livre.

Com o RAV, não é preciso usar o amavis (dê uma olhada na página
deles)...

--
Ricardo Campos Passanezi -  Administrador de Rede
Chave PGP e GPG Pública em: http://www.ige.unicamp.br/~riccp