[FUGSPBR] problemas com o pptp

Marcos [ LISTA ] lmarcos em calnet.com.br
Ter Jun 17 18:03:31 BRT 2003

Pessoal,
Tenho a seguinte situacao:
Um servidor VPN (FreeBSD 4.8 com mpd) rodando 100%. As maquinas windows conectam tranquilamente e ele roteia para a rede interna tranquilo!
Agora preciso colocar um outro servidor em outra cidade (FreeBSD 4.8 tbem), fazendo proxy e conectando-se neste servidor VPN e ainda roteando a rede interna para a rede interna do servidor VPN.
Estou usando o pptpclient para conectar no servidor VPN ... ele conecta mas nao roteia nada, ou seja, nao consigo nem pingar o gateway na outra ponta, a unica interface que eu pingo eh a tun0, mais nda ...
No ppp.conf do novo servidor:

vpn:
 set log Phase Chat LCP IPCP CCP tun command
 set authname user
 set authkey senha
 set timeout 0
 set ifaddr 0 0

Tentei tbem com o "add 192.168.0.0/24 HISADDR" ... mas mesmo assim nao rolou! Tentei deixar sem (como no arquivo atual) e colocar a rota na mao ... mas nda!!
A rede 192.168.0.0/24 eh a rede interna do servidor VPN e a rede 192.168.3.0/24 eh a rede interna do novo servidor.
Nao posso fazer isso com IPSEC porque o novo servidor esta rodando sobre um ADSL com IP dinamico!

Ambas as maquinas estao com GATEWAY_ENABLE="YES"
Ambas estao com o kernel OK! e dei um flush no meu firewall pra teste ....

Alguem tem alguma ideia?

Abracos,
Marcos - CRMA