[FUGSPBR] Off - Satelite !

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Qua Jun 18 20:58:47 BRT 2003

    Olá Jean,

Jean Duarte wrote:

>Ola !!!
>
>Alguém por aqui ja utilizou a Internet Via Satelite da Embratel?
>
>Estou com propostas da embratel sobre o assunto, mas tenho
>duvidas se isso realmente eh bom.
>
>Na questão delay, atraso nas respostas a requisicoes tcp.

    Esse é um problema muito sério. Nas aplicações comuns, pode-se
utilizar uma espécie de "proxy" que faz um negócio chamado "acknowledge
spoofing", que bufferiza os pacotes, retorna o acknowledge do TCP para o
transmissor e trata de fazer o "relay" do pacote até a ponta, tratando
da retransmissão caso seja necessário. Isso também é utilziado em alguns
WEP.
    O uso do TCP em satélites é meio crítico. Embora exista essa
técnica, saiba que, como foi dito, se vc quiser utilizar VPNs ou mesmo
IPsec apenas c/ criptografia, vc vai ter problemas, pois o "cabeçalho" é
oculto e o seu roteador/proxy não tem como adiantar os acknowledges.

    A UOLsat lançou um serviço assim, e exigia que todos utilizassem
Windows pois o software "proxy" deles que faz isso só roda no Windows.

>Tenho aplicacoes Web com Banco de Dados, onde os dados
>devem ter uma resposta rapida, porem na proposta eles
>dizem que não garantem (eles ja sabem que nao funciona),
>trafego de video, audio, comunicao P2P (peer to peer ), ICQ, Netmeeting, Play Media,
>etc.

    Não garantem mesmo pq não tem como garantir. O delay nativo de
trânsito é da ordem de 300ms.

    Sim.

    []s
    Ricardo.