[FUGSPBR] Regra IPFW para ping

Ter Jun 24 15:27:19 BRT 2003

Opa,

Eicke Felipe wrote:

> Pessoal uso o ipfw para controle de pacotes aqui em minha rede, gostaria
> de permitir pings para fora de minha rede mas nao aceitar ping de fora
> para dentro.
>
> Pensei em algo assim mas nao funciona:
>
> ipfw add 1000 allow icmp from minha_rede to any

Não faz sentido bloquear o protocolo ICMP todo. Isso invariavelmente
pode causar prejuizos à sua rede, que precisa de ICMP. ICMP não é
sinônimo de PING. Echo Reply e Echo Request, parte do ICMP, são. Mas
acho que você vai se interessar mais em evitar echo request, e outras
requisicoes de informacoes, apenas pra quem nao for da sua rede.

Sugiro algo proximo a

${fwcmd} add set N drop icmp from { not ${minharede} or not
${minhaoutrarede} } to any in recv <interface> icmptypes 8,13,15,17

"man ipfw" tem uma lista com os codigos dos icmptypes.

Lendo a regra com atencao vai perceber que esta negando pra todos que
nao sejam suas redes, ou seja pras suas redes tudo continua valido, e
como voce nao bloqueou echo reply (apenas request), voce pode fazer o
request e receber o reply.

Caso prefira sua analogia inicial, de "apenas eu posso fazer" tente usar
regras dinânicas, pra saida, por exemplo

add pass icmp from ${minharede} to any out xmit <interface> keep-state

add drop icmp from any to ${minharede} in recv <interface> icmptypes <tipos>

> ipfw add 1001 allow icmp from any to minha_rede "established"
>
> Mas o established so funciona para pacotes TCP....

É, por isso regras dinâmicas são mais consideradas.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.