[FUGSPBR] 802.11a Freebsd

Dom Jun 29 04:22:55 BRT 2003

Juliano Pillati wrote:

> eh isso ai toledo... jah funciona 802.11a/g para os chipsets da atheros...
> mas ainda tem alguns problemas... que logo logo serao solucionados pelo
> nosso grande SAM :-)
> Existe alguns canais que nao funcionam corretamente.. portanto se um canal
> nao funcionar no atheros nao se desispere, use outro canal  que vai
> funcionar :-)

Grande JP!!! Que bom te ver nessa lista :-) Como vão os Access Points
Open/FreeBSD? ;-)

Pois é, a adicão do suporte aos chips AR5210, AR5211 e AR5212 à árvore
do sistema é uma excelente notícia, fora as "issues" de todo suporte não
exaustivamente testado (acho que a do algorítimo de transmissão é a
única relevante em primeiro instante - a questão dos canais é
consequencia disso), e o fato de ser o primeiro sistema Open Source com
esse suporte incluso na árvore, é um ponto fera pros *BSD em geral.

Como eu comentei, pra um pessoal que trabalha pesado com 802.11,
resta-nos uma esperanca dos Atheros se popularizarem mais do que os
Hermes/Agere (Orinoco/Wavelan/Avaya e equivalentes) agora, tentando
ocupar o lugar ao sol que os chips Prism, infelizmente, não conseguiram
(no Brasil pelo menos, afinal, se não fosse os Prism coisas feras como
www.seattlewireless.net não existiriam né, hehe).

Afinal, não é nada mal ter modos de Ponto de Acesso, bridge, bridging
firewall (+layer2), VLAN e IPSec tudo funcional, em sistemas Open Source
, realidade distante com equips. Lucent/Avaya, hehe.

Aproveitando, fica minha opinião pessoal como sugestão, pra comunidade,
  profissionais de Wireless e "importadores" (hehe), em prol dos
equipamentos que não dependam de software proprietário pra oferecer todo
seu potencial, afinal a popularidade dos Lucent sobre os Prism, não se
deve aos "caminhões" de Wavelan/Orinoco que chegaram no Brasil antes?
hehe, então, até o ponto que a questão for cultural e não técnica (é
sabido que algumas placas Prism tem potencia menor que as Lucent, mas
não todas, por exemplo) acho que devemos favorecer os Ath sobre qualquer
outro equipamento não-totalmente funcional, hehe. Quase um boicote mesmo ;-)

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.