[FUGSPBR] nat ipfw

xmailx xmailx em terra.com.br
Dom Jun 29 16:40:16 BRT 2003

Prezados,

Estou montando dois servidores com freebsd, sendo:

freebsd (firewall+proxy):
rl0 200.xx.
rl1 192.168.0.1 -> rede privada
rl2 192.168.1.1

freebsd2 (mail+dns):
rl0 192.168.0.2

Pretendo deixar visivel somente o firewall com os servicos minimos.

Vou manter o servidor dns+mail separado da rede local. Se no futuro eu
decidir torna-lo publico, basta configurar. A parte fisica ja estaria
pronta.

Penso em fazer nat e proxy transparente para a rede privada.

Para a rede onde esta o freebsd2 (dns+mail)tambem pretendo fazer nat.

Estou com uma duvida ao fazer o nat. Como eu tenho duas interfaces internas
o nat nao se "perderia" ao retornar os pacotes?

Alguem poderia contribuir com algumas sugestao?

Grato

xmailx