[FUGSPBR] Dúvida básica de roteamento.

Fernando Monteiro fmonteiro em ccq.com.br
Seg Mar 10 12:13:18 BRT 2003

Caros,

Montei uma pequena rede para testes. Estou com uma dúvida básica por não ser
expert em *ix, peço a ajuda dos colegas.

Micro 01 (Win98)
IP 192.168.5.2/24
GW 192.168.5.1

Micro 02 (FreeBSD 4.7 - Generic)
IP1 192.168.5.1/24
IP2 192.168.1.10/24
GW 192.168.1.1

Micro 03 (FreeBSD 4.7)
IP1 192.168.1.1/24
IP2  Internet/Speedy PPPoE
GW do Speedy

O micro 02 acessa a Internet Ok.

No micro 03 instalei nat, firewall e quid, estão ok.

No micro 2 instalei o routed. Não há firewall rodando. Habilitei o
gateway_enable="yes" no rc.conf. Há uma rota estática default para
192.168.1.1. Li o man routed, seguindo o recomendado tb coloquei a entrada
de gatway do /etc/gateways.

Gostaria que o micro 01 pingasse o 03. Ainda não configurei uma rota "de
retorno" para 192.168.5.0/24 no micro 03. Pergunto: estou no caminho certo
?? Essa configuração funciona ?? Preciso partir para um caminho natd ou para
bridge ?? O meu interesse futuro é fazer shapping e bloquear algumas portas.

Agradeço a todos a atenção,

Fernando Monteiro