[FUGSPBR] Portar atualizacao do sistema p/ diversas maquinas (cvsup)

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Qua Mar 12 23:39:34 BRT 2003

* Samuel Almachar (lista em samuka.cjb.net) wrote:
> Por ter uma maquina de boa capacidade, gostaria de executar nela a parte
> pesada (compilar) do cvsup e realizar a instalacao em outra maquina de menor
> capacidade, com isso ganhando tempo.
> Alguem tem alguma experiencia nisso?
> Que arquivos/dir eu precisaria copiar p/ a outra maquina ?

 Rode o make buildworld e o make buildkernel (para cada kernel de
 cada maquina) na maquina com maior capacidade de processamento e
 compartilhe os diretorios /usr/src e /usr/obj via NFS.

 Na maquina servidora compile o world e o kernel que vai ser
 instalado na máquina cliente,

  # cd /usr/src
  # make buildworld                # world compilado
  # cd /sys/i386/conf
  # config CLIENTE
  # cd ../../compile/CLIENTE
  # make depend
  # make                           # kernel compilado

 Compartilhe via NFS os diretorio editando o arquivo /etc/exports
 que ficaria mais ou menos assim,

  /usr/src /usr/obj -maproot=0 192.168.0 -mask 255.255.255.0

 Depende de como você quiser exportar isso pode mudar mais do
 jeito que tá ai é pra compartilhar os dois diretorios com
 todo mundo da rede local (com permissao root).

 Agora na maquina cliente,

  # mount servidor:/usr/src /usr/src
  # mount servidor:/usr/obj /usr/obj
  # cd /usr/src
  # make installworld
  # mergemaster
  # cd /usr/src/sys/compile/CLIENTE
  # make install

 Esses sao mais ou menos os passos necessarios. Claro que
 você tem que habilitar o servidor nfs antes (veja o
 handbook ou os sites sobre FreeBSD brasileiros) e ter uma
 rede funcionando.

 Outra alternativa poderia ser dar um make release no /usr/src
 e gerar um ISO, ou algo parecido, e depois fazer uma instalação
 pela rede, mas não pensei direito sobre isso.

 AVISO: A sequencia acima pode ter alguma coisa errada pois
 ja é meia-noite e estou caindo de sono. Peça pra alguém revisar
 e discutir isso pois você não vai querer que sua máquina
 pare de funcionar :)

 Boa sorte,

 --
 Giovanni P. Tirloni