[FUGSPBR] Esta eh Pra Quem Sabe

Seg Mar 17 16:11:52 BRT 2003

Rodrigo Unix_User wrote:
> Pessoal faz algum tempo que estou tentando receber auxilio da lista, vejam bem auxilio, nao o bolo pronto pra comer.
> Tenho instalado o Qmail, SEM VPOPMAIL, QMAILADMIN, VQADMIM, em um dos meus servidor e gostaria de utilizar o qmail-scanner + o uvscan, como antivirus e bloqueio de anexos.
> Me falaram em adicionar o patch do QMAILQUEUE_PATCH, instalei com esta opcao make WITH_QMAILQUEUE_PATCH=yes. Certo, entao encontrei na Internet uma pagina que mostra a seguinte configuracao para o qmail-scanner:
> [...]

Funciona sim.
Isso é para usar o qmail-scanner de forma à distinguir quais clientes
estão se conectando em seu SMTP ele vai passar utilizar o qmail-scanner.
(por exmeplo, a rede 192.168.0.0/16 nesse caso ai...)

Podem estar acontecendo 2 coisas: Nem todomundo que se conecta no seu
SMTP pode ser previsto por você, então não está checando vírus deles,
por você estar usando a váriavel de ambiente QMAILQUEUE de acordo com os
IPs de quem estabelece a conexão (por exemplo, se eu te mandar um email,
como meu IP não ta previsto nesse seu arquivo "tcp" (tcp.cdb) não vai
checar vírus vindo do MTA que vai entregar essa mensagem minha...

Para usar o qmail-scanner como "system wide" de um echo
"/var/qmail/bin/qmail-scanner-queue.pl"
/caminho/pro/seu/service/smtp/env/QMAILQUEUE (caso use
daemontools/svscan pra iniciar o barato) ou qualquer outra forma de
sempre manter essa variavel de ambiente pra suas conexoes do tcpserver.

Outra coisa que pode estar acontecendo, é o seu QMAILQUEUE_PATCH não
estar sendo corretamente aplicado. Tente aplicar o patch na mão:

	cd /usr/ports/mail/qmail/ && make extract
	cd /usr/ports/mail/qmail/work/ &&
         fetch http://qmail.usp.br/qmailqueue-patch &&
         patch -p0 < qmailqueue-patch &&
         rm qmailqueue-patch &&
	cd ../ && make WITH_SEILAOQUEMAISVCQUER=yes install clean

Porque funcionar TEM q funcionar hehehe :)

Abraços.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli