[FUGSPBR] 1900 conexoes simultaneas

Marcus Voloch bsd em voloch.net
Sex Mar 21 00:08:25 BRT 2003

Peço uma ajuda ao pessoal mais experiente:

tenho aqui 2 links de 256, sendo um servindo a um FreeBSD 4.7-stable rodando
OpenNap com 1600 conexoes simultâneas 24 horas por dia 7 dias por semana,
todas entrando na porta 8888. essa maquina come aprox 200k/s in e out, o
tempo todo.

o segundo link alimenta um freebsd 5.0, meu mailserver (35 contas),
webserver e ftp, fazendo nat para outro 5.0 rodando mais um opennap, mas
dessa vez para 300 conexoes somente, na porta 6666. esse link fica com
apenas 100k/s ocupados, batendo seu pico só quando há algum download ou
upload grande.

a pergunta é: estou pensando em mudar esses 2 links de 256 para 1 único de
512, que sai um poquinho mais barato e me permite fazer downloads mais
rápidos, quando necessário. na opiniao de vocês, será que uma outra maquina
com ipf + ipnat daria conta dessa rede, sem perda de performance, ou seja,
conseguiria manter as 1900 conexoes mais o mail/http/ftp ?

[]s

Marcus