[FUGSPBR] [OT] SNR Ocila muito (ruido e sinal)

Luis Carlos de Toledo toledo em toledo.ath.cx
Sex Mar 21 09:08:07 BRT 2003

Pessoal,

<IMHO>
Cada tipo de antena tem suas vantagens e desvantagens, e assim sua
aplicabilidade ou não conforme o projeto baseado em um bom site survey, é
claro.

Na escolha de uma antena deve-se considerar o máximo possível de variáveis,
e ter-se pleno conhecimento de suas características tecnicas.

As vezes, conforme a complexidade do projeto/solução/poblema, é necessário
realizar-se diversas medições/testes com diferentes tipos de antena e
fabricantes para poder-se chegar a solução ideal. Ou melhor, com diferentes
conjuntos transmissores/receptores (rádio+pigtail+antena+cabosRF).

Eu já tive problemas incríveis com wireless, desde cocô de pomba até um corvo
(do tamanho de um frango) que insistia em sentar numa antena tipo painel
hyperlink de 900 dolares.

Concluindo... existem soluções genéricas ótimas em wireless, mas não
aplicáveis em todos os casos.
</IMHO>

[]s
Toledo