[FUGSPBR] Ajuda Nat - a Solução

Assessor Sistemas assessorsis em terra.com.br
Sáb Mar 22 15:01:32 BRT 2003

Finalmente, esta funcionando.

Estava com problemas para fazer o Nat funcionar, não tinha jeito, tentei com o
ipfw e com ipfilter e nada, a estação windows 95 não acessava a internet pelo
servidor FreeBSD 4.7R usando modem Alcatel Speed Pro com ip Fixo.

Depois de pedir ajuda da lista, e principalmente a MÁRCIO LUCIANO, que teve
paciência e dedicação para me explicar várias coisas, a qual eu agradeço
muito, e a todos da lista, pois sem ela eu não conseguiria nem dar boot no
FreeBSD.

Mas o problema não estava no FreeBSD e nem no Windows, e nem na configuração
dos mesmos, estava sim na placa de rede que ligava a minha rede interna uma
abençoada REALTEK 8029AS, pois ela aparentemente funcionava normalmente, dava
ping na rede interna, mais na verdade ele não funcionava bem com os pacotes
TCP, pois os mesmos não funcionanvam, nem no FreeBSD e nen no Windows, eu
descobri isto depois de tentar fazer um servidor Proxy no Windows, usando a
mesmas máquinas, para ver se não era o modem que estava me Trancando, quando
da minha surpresa, a placa de rede que no windows detectava e instalava  sem
problemas, não funcionava, pois a rede do windows não funcionava direito.

Fiquei nisso 2 semanas tentando fazer o FreeBSD funcionar com o NAT, mais como
sou iniciante, achava que estava fazendo algo errado...

O bom de tudo é que mexendo aprendi bastante, mais fica o alerta para estas
placas de rede mais baratas, pois o barato as vezes sai bem mais caro...

Agradeço a todos...
Muito obrigado
Abraços
Alessandro