[FUGSPBR] bloqueio do icq

Falcatrua Records falcatrua.records em terra.com.br
Seg Mar 24 08:39:14 BRT 2003

como vc faria com as regras para limitar? aqui no meu ja tentei limitar o
kazaa mas naum consigo....
----- Original Message -----
From: "Antonio Torres" <antonio.torres em newspace.net.br>
To: "Grupo Brasileiro de Usuarios FreeBSD" <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Sunday, March 23, 2003 10:57 AM
Subject: Re: [FUGSPBR] bloqueio do icq

Uma solução 100% vai ser difícil, mas como o "ótimo é inimigo do bom":

1 - supondo o seu FreeBSD ser o DNS da rede:
para bloquear usuário leigo, acrescenta a seguinte linha ao /etc/hosts
login.icq.com   127.0.0.1

vai dar erro de 'time-out' pois o 'client ICQ' vai ficar tentando logar no
Free (que não é o ICQ :)

2 - Para bloquear "usuário não tão leigo"
use o DUMMYNET, criando uma regra que limite as portas do ICQ (5190, 4000,
etc...) em, digamos, 1200bps
"Todo mundo" usa o ICQ, mas só vai conseguir 'chat', e mesmo assim, lento.

Para mim a solução de limitar a banda foi a mais eficiente; como os usuários
conseguiam 'logar' passaram a acreditar que o problema de velocidade era do
ICQ, da maquina dele, etc. e deixaram de ficar tentando trocar portas,
etc...

[]s

--
Antonio Torres