Re: [FUGSPBR] Permissões no sistema de arquivos.

Henrique analistax em pop.com.br
Ter Mar 25 11:49:31 BRT 2003

Valeu!
Isso vai ajudar bastante para migrar o servidor de arquivos que tenho no
NT4, pois lah eh uma "bagunça" de permissões!

Luis Henrique Machado Jr.
----- Original Message -----
From: "Giovanni P. Tirloni" <gpt em tirloni.org>
To: "Grupo Brasileiro de Usuarios FreeBSD" <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Tuesday, March 25, 2003 11:43 AM
Subject: Re: [FUGSPBR] Permissões no sistema de arquivos.

* Henrique (analistax em pop.com.br) wrote:
> Hoje temos um problema:
> Se eu quero que um arquivo tenha permissão de leitura para um usuário,
escrita para outro, e full control para um outro.

> O que fazemos? Ou criamos links ou grupos.
> Alguem sabe se isso tem previsão para mudar?

 Como o Jorge mencionou você pode usar o recurso de ACL que
 vem no FreeBSD 5.0-RELEASE. Na hora da instalação selecione
 o tipo UFS2 para a partição (basta pressionar 2 ou adicionar
 a opção -O 2 no newfs) e depois mountar a partição desejada
 com a opção "acls" (usando o mount ou no fstab na hora do boot).

 Para setar permissoes diferentes para cada usuario utilize
 o setfacl e para ler as permissoes o getfacl. Exemplo

 # touch arquivo
 # setfacl -m u::rwx         // permissao de rwx para o dono do arquivo
 # setfacl -m u:user2:r      // permissao de read para o user2
 # setfacl -m u:user3:w      // permissao de write para o user3
 # setfacl -m g:grupo1:rw    // permissao de read/write para o grupo1
 # setfacl -m g::rwx         // permissao de rwx para o grupo do arquivo

 E por ai vai.. Pode por tudo no mesmo comando separando por vírgula.

 --
 Giovanni P. Tirloni
 http://www.tirloni.org