[FUGSPBR] Permissões no sistema de arquivos.

Ter Mar 25 07:14:39 BRT 2003

Henrique wrote:
> Hoje temos um problema:
> Se eu quero que um arquivo tenha permissão de leitura para um usuário, escrita para outro, e full control para um outro.
>
> O que fazemos? Ou criamos links ou grupos.
> Alguem sabe se isso tem previsão para mudar?

Se você tiver FreeBSD 5 tire vantagens dos recursos das extensões
TrustedBSD e defina modos exclusivos para usuários e grupos.

Dê uma lida no:

man 9 acl
man 1 setfacl (set file access control list)
man 1 getfacl

Aproveita o embalo e veja

man 8 getextattr

Lembrando que para obter funcionalidades completas dos recursos
TrustedBSD você deve ter seu sistema de arquivos como UFS2.

Se for UFS1, (eu acomselho DUMP dos seus dados newfs como UFS2 e restore
no UFS2 pra solucionar isso de "ser UFS1") e não tiver como mudar, parte
dos recursos disponíveis podem ser conferidos em

man 8 extattrctl

Como habilitar sistemas de arquivos com ACLs no UFS1 tem documentado no
Handbook, ou divirta-se com um:

less /usr/src/sys/ufs/ufs/README.extattr

Aproveita o embalo e

less /usr/src/sys/ufs/ufs/README.acls

  Para montar seu FS com suporte à essas extensões, mount -o acls (ou
acls como opção da fstab).

Bem vindo ao FreeBSD 5.

--
Atenciosamente,