[FUGSPBR] Espaco em disco acabando

Jean Duarte jmd em melim.com.br
Qui Mar 27 11:58:18 BRT 2003

    Continuando....

Ja que vc vai acabar se perdendo e saindo de lugar nenhum,
vou tentar dar o peixe ja pescado.

Vou apelar para o lixao BSD, ou seja, pau pra todo teste aqui do meu lado.

Utilizando seu proprio HD

1 - Reinicie o BSD em single user, no momento do boot em vez de ok, de um
espaco
por exemplo e boot -s

2 - Monte o HD
# fsck -p
# mount -u /
# mount -a -t ufs
# swapon -a

3 - Copie o /var para dentro o /usr
#cp -R /var /usr/var

4 - Edite o /etc/fstab e comente a linha referente ao /var

5 - Desmonte as particioes
#umount -a -t ufs

6- Renomeie o /var para /var_old
# cd /
# mv var var_old

7- Monte as particoes
# mount -a -t ufs

8 - Crei o Link
# ln -s /usr/var var

9 - Reinicie a maquina e pronto.

Pelo menos aqui deu certo, caso de errado, apenas siga os passos 1 e 2,
descomente a linha do fstab, e renomeie seu /var_old para /var

Soh se me esquecei de mencionar alguma coisa.

Caso faca isso com outro HD, crie no novo HD uma particiap /var2, copie
o conteudo de /var para /var2 e criei o link para ele.

Inteh +
Jean Duarte