[FUGSPBR] Servidor de Autenticação'Universal'.

Luis Nardella nardvk em linuxbr.com.br
Qui Mar 27 16:02:37 BRT 2003

On Wed, 26 Mar 2003 07:29:21 -0300
Luís Vitório Cargnini <lvcargnini em telenova.net> wrote:

| Pessoal tudo bem, eu sei que tudo isso é possível, o que uis dizer e que PARECE, bastante complexo, a questão de construir um sistema cujo único intuito, seria somente a autenticação e que a partir dele autenticasse os demais.
|
| Claro que não impossível, deculpem se não estou vendo a viabilidade, provavelmete não entendi corretamente, ou mesmo não analisei corretamente a proposta do companheiro!!!

Relaxa Chará!

Eu que não me expressei muito claramente no primeiro e-mail, minha idéia é usar softwares prontos, seria muito complicado mesmo desenvolver uma aplicação para realizar tudo isso, e eu nem teria conhecimentos suficientes para tanto.

Minha idéia é usar aplicações que já ofereçam suporte a algum sistema de banco de dados para autenticação e.g.: Courier-IMAP e os que não tiverem, aí sim tentar alguma coisa mais complexa.

O que eu inicialmente acho uma dificuldade vai ser a modelagem do banco de dados, para satisfaser os pre-requisitos de "todas" as aplicações envolvidas.

Devo começar montando o PDC com Samba (Para subistituir um Win2K-Server que hoje faz só isso na rede), autenticando em LDAP, e depois começar a agregar as outras aplicações. Ai começam as dificuldades, pq eu já terei que saber como modelar o banco de dados para evitar retrabalhos futuros adicionados a dificuldade de deixar um samba redondinho, isso vai me tomar bastante tempo.

Doc's sobre o assunto são extremamente bem-vindas! ;)

[]'s
Luis Nardella