[FUGSPBR] Shell Script

Alfredo Tomio Junior atomio em sodisa.com.br
Sex Mar 28 21:55:16 BRT 2003

#!/bin/sh
while :; do
ping -qc5 200.200.200.200
if [ $? -gt 0 ]; then
# Se chegar aqui é pq deu zica.
/usr/bin/script_pra_rebootar_a_bridge.sh
fi
sleep 30s
done

Pessoal,

Recebi há algum tempo do Thomas Britis, este script que, caso o IP
200.200.200.200 (ponta B)
não responda ao ping, o script executa um comando para rebootar a ponta a
Bridge COR (ponta A)
fazendo tudo voltar ao normal.

Ele funciona perfeitamente.

No entanto, não tenho somente um  host para testar. Posso pingar 3 hosts
para testar.
Por que se caso um deles tenha sido desligado propositadamente para
manutenção o programa não precisa
executar o reboot da bridge COR. Entendeu ?

Gostaria que fosse assim: se caso um dos três hosts que forem 'pingados'
responder com sinal 0 (sucesso)
o programa NÃO executa o reboot. NÃO é necessário a resposta de todos, basta
que um deles responda
para que o programa NÃO execute o reboot.

Pois, assim, caso algum deles venha ser desligado para manutenção o programa
não vai ficar rebootando
a bridge COR, prejudicando os outros hosts.

Agora; se TODOS os 3 hosts não responderem, caracterizando travamento da
bridge COR, o script executa o
reboot

Meu conhecimento de shell script ainda não me permite tal façanha, por isso
peço ajuda dos irmãos :)

Como posso complementar o script para pingar mais dois hosts, e se caso eu
receba de QUALQUER UM
deles, um sinal 0 (sucesso) o reboot não seja executado.

um abraço

Alfredo