Re: [FUGSPBR] OFFTOPIC - Link Rádio - Longa Distância

Frederico Terra Boechat fboechat em mar.com.br
Sáb Maio 3 08:11:44 BRT 2003

Em link ponto-a-ponto com direcionais a Anatel permite sim, desde que dentro
da potencia permitida. O que não pode é ter omni ou setoriais com
amplificador.

Frederico
----- Original Message -----
From: "Antonio Torres" <antonio.torres em newspace.net.br>
To: "Grupo Brasileiro de Usuarios FreeBSD" <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Friday, May 02, 2003 9:40 PM
Subject: Re: [FUGSPBR] OFFTOPIC - Link Rádio - Longa Distância

On Fri, 2 May 2003 13:54:29 -0300
"sergio jose ferreira" <sergio em wgo.com.br> wrote:

> Pessoal,
>
> Estou precisando montar um Link de Rádio para uma distância
> considerável...( 90KM )
> Estou pensando em colocar umas 4 repetidoras para garantir uma boa
> qualidade de sinal.

4 repetidoras.... é o resultado do projeto ??

> Questão :  Os AP1000 ou AP2000 para point-to-point precisam de licença ? e
> os AP500 ?

Segundo a ANATEL, *precisa* de licença, não importa se é AP1000 ou XZ1234,
passou da definição de "radiação restrita" vai precisar de licença...

> Utilizo equipamentos samsung na minha rede wireless ( pequena distância )
> não acredito que eles dêem conta do recado para esta rede de longa
> distância.
>
> Alguém já fez algo assim ? Como ficou o sistema ?

Para qualquer coisa fora do "papai/mamãe", em wireless, voce precisa de um
bom projeto, executado por um profissional competente....

O correto seria voce ter os mapas topográficos da região e fazer uma
"análize de propagação" para calcular o(s) local(is) de instalacão da(s)
repetidora(s), tipo(s) de antena(s), etc....

Voce pode fazer na base de "tentativa e erro" mas, provavelmente, vai te
custar mais caro tanto em dinheiro como em "tempo"....

[]s

P.S. informação aos navegantes: a ANATEL *não* permite a utilização de
"amplificadores" em equipamentos "wireless" ... qualquer rede utilizando
amplificadores automaticamente está "fora das normas" e, portanto, sem
licença de funcionamento ( com exeção, é claro, de licenças *especiais* em
que a potencia, *em Watts*, esteja *expressamente* declarada ).

[]s

--
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br