[FUGSPBR] Raid 1 ou DD

Wendell Pedrosa awpedrosa em wavetelecom.com.br
Seg Maio 5 16:18:49 BRT 2003

Pessoal,

tenho um freebsd 4.7 stable + mysql + qmail + apache + dns em um hd de 20 gb, comprei um hd de 40gb para substituir o atual de 20gb(ad0) pelo novo de 40gb(ad2).

para essa troca, pensei em usar o #dd if=/dev/ad0 of=/dev/ad2  , para fazer o espelhamento o disco seria copiado mas nao sei se o HD de 40Gb iria funcionar como se fosse o de 20Gb pois a copia seria identica, sem falar do bootloader nao sei se tbm copiaria.

Outra opcao seria usar o RAID-1 pelo CCD fazendo Mirroring com o FreeBSD 4.7-Stable instalado no HD de 40Gb, porem nao sei tbm se o raid iria copiar por mirror para o novo HD.

O que parecia ser simples ficou complicado devido o tamanho do HD original ser de 20Gb ad0 e o HD final ser de 40Gb ad2 . porem para nao perder dados deveria ser feita uma copia identica isso que deve ser feito.

Alguem tem alguma luz ou ja passou por algo assim ? eh ateh interessante passar esse problema na lista pois um dia alguem ira passar por isso tbm.

Sem mais aguardo o contato de vc's amigos administradores de FreeBSD.