[FUGSPBR] Qmail

Seg Maio 5 23:24:55 BRT 2003

On Mon, 5 May 2003 21:49:18 -0300
"Rodrigo Soares" <cuco em cuco.com.br> wrote:

> Olha o conteudo do meu hosts
>
> 127.0.0.1       localhost.localdomain   localhost
> 192.168.1.11  mx.domain.com.br      mx
>
> Acredito que nao seja dns, ouvi falar uma vez que teria que ter algum
> arquivo do sendmail, porem nao tenho a minima ideia de como resolver isso, e
> sou barrado em alguns servidores por esse fato...

É ... acertei em cheio...

Por partes:

- como o IP da sua máquina "não tem nome", aparece aquela 'nota'  "unknown" (desconhecido)
- diversos servidores de e-mail recusam mensagens sem "origem" (entre eles o do FreeBSD.org)
- pior ainda: diversos serviores recusam e-mails de IPs de DSLs do Brasil
- não importa se é qmail, sendmail, etc.... o problema continuará..

Soluções (ou pelo menos tentativas):

- como o seu IP é 192.168.x.y, voce deve estar usando algum NAT; se possível, ponha no "hosts" desse NAT um nome para sua máquina.
  - se for um NAT de modem DSL, ponha um nome no seu computador local (não lembro, no Windows, onde fica o 'hosts', mas é só editá-lo)

- se possível, faça "relay" pelo smtp do seu provedor

De qualquer modo, a mensagem vai mudar para algo parecido com: "may be forged" (ao invez de unknow) mas, provavelmente, vai resolver o seu problema de "rejeição".

Espero ter ajudado, ou pelo menos ter "acendido alguma luz"

[]s

--
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br