[FUGSPBR] sendmail - relay

Joao Costa jocaloco666 em operamail.com
Ter Maio 6 18:26:53 BRT 2003

colegas,

eu utilizo aqui o sendmail e estou tendo um certo problema aqui "um pouco bastante muito grave" :|
eu utilizo o sendmail e tenho quase certeza que estou sendo grande vítima de spammers. Assim:

-su-2.05b# cat /etc/mail/local-host-names
meudominio.com.br

-su-2.05b# cat /etc/mail/relay-domains
meudominio.com.br
200.xxx.xxx <- minha classe de ips
200.yyy.yyy <- minha outra classe de ips

200.aaa.aaa |   várias outras classes de ip utilizadas
200.bbb.bbb |-> no acesso ADSL (quem me passou estas
...         |   classes de ip foi a BrasilTelecom.

mas o que anda acontecendo. usuários que estão nas classes listadas no relay-domains estão conseguindo enviar e-mails. até aí tudo bem. mas o problema é que eles conseguem enviar e-mails com o meudominio.com.br e também com o o campo "de" no e-mail com @outrosdominios.com.br . vejo por exemplo nos logs do sendmail mensagens de fulano em hotmail.com para milhoes de enderecos do bol.com.br utilizando como relay a minha máquina.
Como é que eu faço para que somente os usuários que estejam em determinadas classes de ip (que eu especificar) consigam enviar e-mails, e com o campo "de" estando qualquer_coisa em meudominio.com.br ? to perdendo MUITA banda em e-mail... ;/

um grande abraco,

joca loco.