[FUGSPBR] bloquear usuarios.

Djony W Tambosi dw em melim.com
Qua Maio 7 00:09:53 BRT 2003

On Tuesday, May 6, 2003, at 11:48 AM, Alfredo Tomio Junior wrote:

> alguem tem alguma sugestao de como poderei fazer esse script ?
>
> resumindo, uso o picobsd e não posso instalar programas adicionais,
> tem que ser o mais simples possivel

Alfredo,

Apenas como exercicio mental, aqui vai um esboco de
script que pode ser facilmente implementado em
shell script, python ou a linguagem de sua preferencia.

ipativo = ip1
ipbloq = ip2
loop infinito
     loop
         sleep tempo
         ping ipbloq
     until reply
     ipfw liberar ipnulo
     ipfw bloquear ipativo
     temp <-- ipativo
     ipativo <-- ipbloq
     ipbloq <-- temp
end loop

Estou com preguica para fazer o shell script equivalente.
Embora nao tenha testado a fundo, a logica deve funcionar.
Para poder dar pings no ip bloqueado, voce deve ter uma
regra liberando acesso entre os IPs e seu servidor antes
da regra que bloqueie a saida pra Net.

Caso as duas maquinas possam estar ligadas ao mesmo
tempo e visiveis ao servidor, entao voce tera' que usar um
mecanismo diferente para o usuario "escolher" que maquina
vai ter acesso.

[]'s
Djony