[FUGSPBR] Problema gateway - Novamente

Kleyson Rios lista em aganp.go.gov.br
Seg Maio 12 10:40:06 BRT 2003

Caro Edson,

>Quando o problema ocorre, oque seus logs registram ?

Meus logs nao registra nada de estranho, nenhum parametro do kernel que
tenha estourado ... isso é o que mais dificulta pois nao sei por onde
comecar.

>Vc disse que ela faz cache para 7000 estações, quantas destas fazem uso
>simultaneo do proxy ?

Nao tenho esse valor exato, mas acredito que mais de 50% utilizam o proxy
simultaneamente.

>Qual é a placa de rede que vc esta utilizando neste servidor ?

Na interface interna eu tenho uma "Intel EtherExpress PRO/100B" e na
interface externa uma 3com. A intel é uma boa placa para esse caso ou eu
devo estar trocando ela?

>Cada conexão feita ao seu sistema conta como "2" arquivos abertos, não
>adianta nada ter um "kern.ipc.maxsockets: 32768" se o seu "kern.maxfiles:
>12328", permite muito menos. Comece por aqui a fazer seus ajustes.

Com relacao ao maxfiles antes eu o tinha com um valor fixo, mas como eu
coloquei
no primeiro email eu setei o valor do maxusers no kernel para 0, que permite
que esse
valor seja alterado dinamicamente pelo proprio sistema.

>Outra coisa, apenas um palpite... por default o FreeBSD vai lhe
>disponibilizar 4000 portas uteis, numa maquina com a quantidade de clientes
>que a sua tem, vc precisa de mais portas disponiveis, de uma olhada no
>parametro que define esse range de portas:
>
>net.inet.ip.portrange.first: 1024
>net.inet.ip.portrange.last: 5000

Realmente eu nao tinha me atentado pra isso, eu aumentei o valor de
net.inet.ip.portrange.last para 40000

>Outra coisa, squid costuma ser uma aplicação cujo "handshake" no setup da
>conexão é lento, como estão os parametros net.inet.tcp.slowstart_flightsize
>e net.inet.tcp.local_slowstart_flightsize, do seu kernel ? Fora isso o
squid
>costuma manter uma arvore de diretorios bem extensa, o vfs.vmiodirenable
>esta habilitado ?

O parametro vfs.vmiodirenable ja havia habilitado. O
net.inet.tcp.slowstart_flightsize estava em 1 e aumentei pra 3. O
net.inet.tcp.local_slowstart_flightsize esta com 4 e eu mantive.

>Sem olhar o "snapshot" da sua maquina na hora do problema fica complicado
>fazer qualquer diagnostico.

Quando a maquina para eu tento ver o que esta acontecendo mas nao encontro
nada. O netstat -m mostra meus mbuf com pouca utilizacao. O openfiles esta
longe do maxfiles. Com o fstat eu tento contar aproximadamente o numero de
de arquivos abertos para o squid mas o valor tb esta longe do
maxfilesperproc. A utilizacao de cpu está normal, pouco mais de 50%. E nao
sei mais o que posso olhar. Existe mais alguma outra coisa ou parametro que
possa estar olhando ? Ou algo mais que posso fazer ?

Grato.