[FUGSPBR] Mudança de FreeBSD para Linux.

Alfredo Tomio Junior atomio em sodisa.com.br
Qui Maio 15 18:53:17 BRT 2003

Pessoal,

Consegui fazer dois links ligados em uma mesma maquina funcionarem de
modo balanceado com um Linux Slackware 2.4.5 e iproute2.

Minha intenção é colocar duas maquinas com FreeBSD e utilizar o programa
balance que, alias, ja venho usando com muito sucesso para balancear a
carga em dois servidores ligados a links diferentes.

Mas o pessoal aqui quer UMA maquina somente.

Mas tenho receio na mudança, em primeiro lugar por nunca ter colocado
um sistema linux em produção. E não conhecer todas as suas funcionalidades.

A pergunta é a seguinte, utilizo o ipfw para controlar a banda de meus
clientes.

O linux fará o controle tão bem como faço com o FreeBSD ? utilizando por
exemplo:

/sbin/ipfw pipe 10 config mask src-ip 0x000000ff bw 64kbit/s queue 8Kbytes
/sbin/ipfw pipe 20 config mask dst-ip 0x000000ff bw 256kbit/s queue 8Kbytes
/sbin/ipfw add 110 pipe 10 all from 192.168.0.0/24 to any in via rl0
/sbin/ipfw add 120 pipe 20 all from any to 192.168.0.0/24 out via rl0

Notem que o controle é feito individualmente, criando um pipe para cada IP.

Que argumentos eu teria para não colocar o Linux no lugar do FreeBSD fazendo
balance com duas maquinas, através do balance-3.6.tar.gz

Por favor, vamos dispensar nossar opiniões pessoais e sim colocar somente
argumentos tecnicos.

Atenciosamente,

Alfredo Tomio Junior