RES: [FUGSPBR] ping resolvendo nome

Anderson Luis Ferreira anderson.adm em irapida.com.br
Sex Maio 16 16:10:52 BRT 2003

Oie eu vo lhe dar o procedimento que EU utilizo para criacao de
reversos, porem outras pessoas possam usar de outra forma estes passos...,

No meu caso eu editaria o named.conf

Dentro deste arquivo criaria a entrada zona de pesquisa inversa da
seguinte forma:

Vamos supor que a classe de IPS que desejas fazer o reverso seja a
300.200.100.*

zone "100.200.300.IN-ADDR.ARPA" {
         type master;
         file "ponteiro/300.200.100.";
};
Obs: o IP 'e invertido mesmo.

Depois colocaria a seguinte informacao no arquivo 300.200.100.:

$TTL    43200
@               IN      SOA    nomedamaq.dominio.com.br.
hostmaster.nomedamaq.dominio.com.br. (
                         2002102201 ; Serial
                         1H         ; Refresh
                         15M        ; Retry
                         14D        ; Expire
                         12H )      ; Default_ttl
;
;  Zone records
;
; Servidores
1               IN      PTR    nomedoreverso.dominio.com.br

Obs: O que 'e precismo mesmo 'e criar o Ponteiro, o numero 1 seguinifica
o IP que vc quer fazer o reverso, e o nome da frente 'e o nome do reverso.

Eu costumo fazer o host tb dentro do dominio que quero o reverso.
no caso eu editaria o dominio.com.br e colocaria isso:

nomedoreverso.dominio.com.br    IN      A       300.200.100.1

E pronto esta OK ;)

Anderson Luis Ferreira