[FUGSPBR] OFF Topic --- Cisco 2500 com dois links de 2mbps....

Alessandro M. S. Sant'Anna santanna em telecom.eng.br
Sex Maio 23 00:04:39 BRT 2003

> Vc ta certo.. 2 links de 2 mbits .. impossivel (digo inviavel)!
>
> Faz cada link em um cisco... manda para um BSD ... use o *zebra* ou
> bgp-4  neste BSD com placas de 100Mbits.!

Um detalhe, a linha Cisco 2501, que deve ser o que você tem ai tem uma
ethernet de 10 Mbits/s e não opera em full-duplex, por isto acho que placas
de 100 Mbits/s seriam um exagero.

> outra solucao é colocar placa pc300 (sincrona) e poe direto os links no
> BOX
> UNIX! zebra ou bgp-4 é a solução!

Bem, você pode fazer o seguinte:

Coloque um link em cada roteador, habilite o HSRP entre os roteadores e
utilize um protocolo de roteamento dinâmico, seja ele EIGRP ou OSPF, a gosto
do cliente. O VIP do HRSP ficará em um dos roteadores e você vai encaminhar
todo o tráfego para ele.

Com um pequeno ajuste nas métricas, você consegue fazer um balanceamento de
carga entre os dois roteadores, sendo que o primeiro roteador empurrara
metade do tráfego para o outro roteador pela sua LAN.

Tenho esta solução rodando hoje em 2 Cisco 2501 com links de 1 Mbits/s e a
média de CPU é de 40%. Veja que o HSRP e o EIGRP/OSPF comem um pouquinho e
pelos seus links serem maiores, você pode acabar tendo ai uma média de 50 a
60% de consumo de CPU.

Solução mais prática e não de ponta de linha? Ache um Cisco 2611 com um
módulo wic2t e ele deve aguentar muito melhor.