[FUGSPBR] Redimensionamento de partição

Renato Botelho renato em galle.com.br
Qui Nov 13 16:40:33 BRST 2003

Aprigio M. de Faria Neto wrote:
> Boa tarde lista,
>
> 	Estou com um problema de espaço na partição '/', teria algum método para
> aumentar esse tamanho? ou apenas formatando a maquina?
>
> Obrigado a atenção de todos,
>

> Aprigio Neto

Ateh onde eu sei nao tem como aumentar o tamanho, o que voce pode fazer
eh o seguinte, supondo que vc tem uma particao usr com 2G, e vc esta
usando 1,9, entao vc gostaria de aumentar esse espaco e vc possui 2G
livre na HD, entao o que vc faz, localiza o subdiretorio que mais usa
espaco dentro do usr

supondo que fosse o /usr/local, que estivesse usando 1G, entao vc
formata a nova particao de 2G, copia tudo do /usr/local/para ela usando
um cp -Rpv, acerte o fstab e pronto, vc vai ter a /usr com 1G a mais
livre a a /usr/local tambem.

Essa eh a unica maneira que eu sei.

[]s

--