[FUGSPBR] qmail + spam

Renato Botelho renato em galle.com.br
Qui Nov 13 17:14:55 BRST 2003

Márcio Luciano Donada wrote:

> Ola Senhores,
> Já tenho o qmail + vpopmail + qmailadmin (e mais tudo aqui que só qmail
> oferece pra gente) e gostaria de saber se agora depois de tudo rodando
> tranquilo, é possível fazer com que o qmail verifique no ordb.org
> (databases) com relay aberto. Se tem alguém que tem essa configuração em
> funcionamento e queria trocar alguma idéia. Outra o ordb.org é um serviço
> pago? Quanto custa?
>
> Abraço,
> Márcio

Bom, o preco acho que eh melhor voce checar no site.

Eu estou usando aqui o rblsmtpd para fazer essa checagem, estou checando
em quatro listas gratis, somando isso com o SpamControl que eu tambem
tenho instalado, tem dado uma boa controlada, alem disso ainda pretendo
instalar o spamassassin (ainda nao tive tempo), acho que quando fizer
isso vou eliminar quase tudo, pois tudo eh praticamente impossivel... =)

o rblsmtpd vem junto com um pacote que tem no ports
(/usr/ports/sysutils/ucspi-tcp), e voce vai habilita-lo (se voce estiver
usando tcpserver) no run do diretorio service/smtpd

aih vai o meu run

#!/bin/sh
exec 2>&1 envdir ./env sh -c '
   exec envuidgid qmaild softlimit -m40000000 \
     /usr/local/bin/tcpserver -l0 -R -v -p -U -xtcp.cdb -- "${IP-0}"
"${PORT-25}" \
     /usr/local/bin/rblsmtpd  -t 5 -b -C -r bl.spamcop.net -r
relays.ordb.org -r sbl.spamhaus.org -r list.dsbl.org \
     /var/qmail/bin/qmail-smtpd /bin/cmd5checkpw /usr/bin/true

Ele vai ser chamado antes do qmail-smtpd e vai fazer a verificacao em
quantas listas voce quiser.

O SpamControl eh um patch muito legal pra qmail, com ele voce consegue
colocar varios controles que acabam evitando que alguns spams sejam
aceitos pelo seu servidor, o site do spamcontrol esta fora fazem alguns
dias, nao sei se ele vai ser descontinuado... alias, se alguem souber,
por favor, me informe... o site eh http://www.fehcom.de

Enfim, eh isso, tenho recebido poucos spams por aqui dessa maneira, mas
da pra melhorar mais com o spamassassin...

[]s

--
Renato Botelho
Developer & Unix Admin