[FUGSPBR] config cripto

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Sex Nov 21 10:07:02 BRST 2003

	Marlon,

On Fri, 21 Nov 2003 marlon em dinf.unicruz.edu.br wrote:

> Opa...blz, sendo na mesma rede naum existe tunelamento?
>  Outra questao,...como faria entaum pra criptografar isso?o q mudaria nakelas
> configurações?eh que soh novato na area...desculpe-me se tah muito na cara o q
> tem q fazer...faloh...

	Nao que nao possa haver, mas nao eh preciso... Voce ja tem todas
as rotas que precisa entre uma maquina e outra. O tunelamento eh util e
necessario quando voce faz uma VPN (tunelamento gateway-gateway) ou liga
uma maquina remota na internet a uma rede "privativa" (tunelamento
cliente-gateway), onde nem todas as possiveis rotas existirao entre a
maquina de origem e destino...
	Fazer tunelamento no seu cenario (origem-destino) apenas vai
complicar as coisas. :)

	Eu confesso que nunca fiz isso no FreeBSD, portanto nao saberia te
indicar nem documentacao para tal... Mas *se* for igual ao do NetBSD
(acredito que sim, mas o pessoal aqui da lista podera te informar com
precisao), voce podera seguir o exemplo em:

http://www.netbsd.org/Documentation/network/ipsec/#sample_esp

	Eh bem simples, apenas 1 comando em cada uma das maquinas :-)

	OBS: Este exemplo esta com chaves manuais. Eu considero nesse caso
a melhor opcao. Se preferir usar IKE, o exemplo adicional eh:

http://www.netbsd.org/Documentation/network/ipsec/#config_ike

	OBS2: Se optar por chaves manuais, nao va usar aquelas que estao
no exemplo, eheheh.. :-)

	[]s
	Ricardo.