[FUGSPBR] monitoramento

Vini vini em veloxmail.com.br
Sex Nov 21 13:04:05 BRST 2003

Vitor,

O que o mrtg faz é uma estatística, ele só vai ler o valor absoluto se
vc colocar um "absolute" na configuração, ai sim o gráfico só irá subir.

Acho que vc tem que colocar mais alguma coisa, pra ele entender só o
valor absoluto, mas não lembro o que era, de uma olhada no
references.txt do mrtg.

Isso seria útil por exemplo pra ler contar modems ocupados no seu NAS.

Pois o valor sempre será por exemplo entre 0 e 120, dependendo do numero
de portas do NAS.

Já no caso de um contador cumulativo que é o caso das interfaces de rede
e do contador do ipfw, eu não lembro mais ao certo pois faz tempo que li
isso, mas ele deve subtrair o valor anterior do valor atual e usar o
resto para contar o numero de bytes passados, e então fazer as
estatísticas necessárias.

Se eu puder ajudar em algo mais é só dizer...

Até mais
Vini Engel