[FUGSPBR] Timed ou ntp?

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Dom Nov 23 00:57:26 BRST 2003

Marcelo Maia Garcia wrote:

>Pessoal, boa tarde.
>
>  Gostaria de manter alguns computadores com os relogios sincronizados. E
>minha duvida eh qual protocolo usar: ntp ou timed. Alguem usa algum destes
>servicos?

    O timed parece ser mais adequado para sincronizar máquinas na mesma
rede. O ntp
foi feito para operar na internet inteira, sincronizando com servidores
de tempo remotos,
mas funciona bem localmente também.

    Eu usei o ntp em um servidor, sincronizando com um remoto, e os
outros sincronizando
com este, também por ntp.

    A sugestão minha é que não use qualquer how to sem ler primeiro o
manual do FreeBSD.
Os how to me atrapalharam mais do que ajudaram, e o manual me ajudou, e
muito, e com ele
eu consegui levantar o ntp. É muito simples de se configurar.

    Sugiro usar o servidor ntp do observatório nacional, que é a
referência de hora no Brasil. O
endereço é ntp.on.br.

    Abaixo vai dicas de como configurar, mas cuidado, é um how to:

    Servidor principal, arquivo /etc/ntp.conf:

---- cut here ----

server 200.20.186.75

driftfile /var/db/ntp.drift

# restrict sua rede mask mascara opções.
restrict 192.168.0.0 mask 255.255.0.0 notrust nomodify notrap
restrict 10.0.0.0 mask 255.0.0.0 notrust nomodify notrap

---- cut here ----

    Clientes:

---- cut here ----

server seu_servidor_local_de_ntp

driftfile /var/db/ntp.drift

---- cut here ----

    Cuidado com a porta 123, que tem que estar liberada para as máquinas
certas. E
sugiro que só para elas, pois na versão 4.1 houve um furo de segurança
no ntpd, e
se limitar o acesso no firewall só para as máquinas certas, estaria
seguro até se fosse
encontrado um furo no futuro.

       Abraços,
             João Rocha.