[FUGSPBR] 2 links + FAPESP

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Seg Nov 24 18:23:51 BRST 2003

* Klereson Bravo (klereson em novanis.com.br) wrote:

 [...]

> Se alguem puder me indicar também, algum software que faça load balance,
> pois estou precisando, por conta da explicação acima ... uma das Conecções
> fica praticamente desativada, gostaria de estar ativando as duas conecções,
> onde toda a rede interna, teria duas opções para navegação.
>
> Não sei se ficou melhor explicado, mas tenho dois IP's válidos e apenas 1
> esta sendo reconhecido pela FAPESP.
> Pode ser algum problema de configuração de Roteamento, gostaria também de
> estar direcionando todo o tráfego da rede externa para apenas uma placa de
> rede, que no caso ficaria a "sis0".

> [...]

 Sugiro utilizar a opção route-to do pf para fazer este policy routing.

 Enquanto seu rádio estiver como gateway padrão nínguem vai acessar o
 servidor pelo IP da adsl pois os pacotes chegaram pela interface da
 adsl e sairam pela do rádio, quebrando a comunicação. Você tem que
 forçar isso e fazer com que os pacotes vindos da adsl saiam pela adsl
 da seguinte forma:

 tun0 - radio
 tun1 - adsl

 pass out on tun0 route-to ( tun1 GATEWAY_ADSL ) from IP_ADSL to any

 "Quando um pacote com IP de origem == ao da minha ADSL sair pela
 interface tun0, que é do meu rádio, eu vou mandar ele para a interface
 tun1, que é realmente a da ADSL".. em outras palavras.

 http://www.openbsd.org/faq/pf/index.html

 --
 Giovanni P. Tirloni <gpt at tirloni.org>
 Fingerprint: 8C3F BEC5 79BD 3E9B EDB8  72F4 16E8 BA5E D031 5C26