[FUGSPBR] DLINK

Eduardo Mota forum em emota.com.br
Ter Nov 25 13:16:44 BRST 2003

Olá Pessoal,
Faz um mês que não estou mezendo mais com isso, mas posso comentar.

> Vejam só.. Hoje pela manhã tive um stress de um representante da dlink,
> querendo empurrar um access point deles que dá 22MB..
Equipamentos com Chipset ACX100 (o único com tecnologia 22Mb)
Para comentar a tecnologia de 22Mbits tem taxa de transferência próxima
a 8 Mbits, já a tecnologia de 11Mbits chega a fazer 4Mbits.
O porque disso, está relacionado ao protocolo de columicação deles, que
consome muito a bandado equipamento então, ficam com essa falsa aparência.

> O vendedor pra piorar disse que o WET11 da samsung (que eu até comentei aqui
> na lista e comprei) não é certificado pela anatel e que uma instalação que
> eu fiz usando 2 WET11 não é liberada.
Eu trabalhava com os produtos da Samsung/MagicLAN, no caso, o compatível
com WET11 seria o SWL-3300SA da Samsung. A empresa que trabalhei, foi
responsável pela homologado na Anatel.
Uma coisa que costuma-se fazer nestes casos, é apresentar a liberação
para o equipamento de rádio e não o hardware completo. Neste caso,
usando o SWL-3300SA, vc pode usar dois tipos de rádio:
- SWL-2100N - Anatel: Nº 0416-02-0953 - (cartão com antena interna - o
padrão do equipamento)
- SWL-2100E - Anatel: Nº 0415-02-0953 - (cartão para antena externa -
adaptado para aplicações externas).

No site: http://www.dtbrasil.com.br
Vc pode encontrar uma cópia das homologações da Anatel.

> Bom, pelo que eu sei temos os canais aqui no Brasil que podem ser
> utilziados, e a anatel não se pronuncionou nada sobre o 802.11b de 11MB
Ah, estava falando apenas de 11Mbits no texto acima, sobre a Anatel.
No caso do canal que vc comenta, seria a liberação do usado a freqüência
de 2.4 Ghz. Sim, é liberado, para comunicação entre dois ou mais pontos
com o mesmo CNPJ ou CPF.
Exemplo: vc pode interligar a prédio Administrativo com o Técnico da sua
empresa, mas não pode linkar com a empresa de um amigo.
Para links de CNPJ/CPF destintos, existema "taxa", liberação simples de
R$ 6 mil ao ano. Que poucas empresas pagam ... afinal, imagine esse
bando de provedores Wireless que estão surgindo ... o cara para abrir o
negócio dele tem todos os custos já conhecidos mais uma taxa anual de R$
6 mil ... simples né ?!

> Gostaria de informação dos senhores, já que eu vi no histórico muita
> discussao sobre isto mas não foi conclusiva, e tem muuuita gente aqui que
> usa e trabalha com wireless.
A tecnologia é boa, o 802.11b é legal, trabalha bem, alguns equipamentos
  as vezes apresentam problemas de perda de comunicação ou trava, coisas
normais da informática. Mas atenção, ela não substitue um cabo de rede.
A única tecnologia Wireless que conheci que substituia eram uns rádios
de 100Mbps FullDuplex ... super rádio, mas era meio limitado com relação
a distância e custo ! ;-)

> Eu faço minhas instalações usando WET11 em canais variados e usando antenas
> 24db de grade.. Como a maioria faz..
Normal ... boa sorte :-)

> Queria saber:
>
> Wet11 ou algum equipamento é certificado ou isso não existe ainda no Brasil?
Existe, já passei um link acima de onde vc pode achar algumas
certificados, fora isso, pesquisar no Site da Anatel é muito aventura !

> Wireless até o momento não está regulamentado correto?
Está sim, mas como tudo no Brasil, tem seus problemas.

> Esses produtos d-link 22MB dão 22MB? Prestam? São estáveis? Pergunto isto
> porque eu já tive a 1 ano atraás experiência horrível com placas d-link..
> Alguém tem case de sucesso com dlink? Ele disse que vento e brtelecom
> utilizam dlink.. Mas papo de vendedor é foda.
Olha no caso do 22Mb, conheço equipamentos da: SMC / Edimax / Planet
Para não falar qual é o melhor, as placas são fabricadas pela mesma
empresa e apenas distribuidas por essas empresas.
A diferença ? é que algumas placas são mais novas outras mais velhas,
com isso, podem apresentar problemas de compatibilidade com alguns
hardware. A tecnologia 22Mb é um pouco mais nova, e já falecida.
Estão chegando os outros padrões: 802.11a e 802.11g
Um trabalha na freqüência de 2.4Ghz e outro na de 5.alguma_coisa.
Sei que não é o 5.7 Ghz liberado pela Anatel.

Sobre D-Link, não gosto muito, para falar a verdade, nem D-Link nem
Linksys, mas o que posso falar o custo é menor !

> Prá completar, o cara stressou comigo e meteu porrada, quase saio daqui com
> nariz quebrado.. Eu mereço, após o stress com o exchange um mala me amolando
hehe ... esquenta não ...
Se tiver alguma coisa eu que possa ajudar, basta entrar em contato.
;-)

--

Atenciosamente,
Eduardo Mota.