[FUGSPBR] Conexão redundante e load balance

Ari Arantes Filho ari em doctordata.com.br
Seg Set 1 10:42:37 BRT 2003

Pessoal,

    Andei procurando no histórico da lista e vi muita polêmica em relação à utilização de 2 link com acesso à Internet na mesma máquina, uns indicam o zebra, outros falam que o zebra não funciona para esse tipo de situação com o ospf. Também vi referência ao gated. O fato é o seguinte: meu cliente tem 1 Speedy e 1 Virtua, ambos com IP fixo e quer utilizar os 2 ao mesmo tempo e se um cair o outro assume. Tem também outro porém, quer que seja FreeBSD, pois ouviu falar bem... Tenho isso funcionando em Linux com o iproute2, através de next hop, mas também tenho que controlar na mão quando um cai e também na mão quando volta. Será que existe alguma forma de deixar tudo automático? Existe algum tutorial?

Atenciosamente,

Ari Arantes Filho
ari em doctordata.com.br
DoctorDATA Internet